Tudo sobre endometriose, sintomas e tratamentos

Muitas mulheres sofrem de endometriose e não sabem, e isso pode prejudicar muito a saúde de uma mulher. Por isso o ideal é se consultar com um ginecologista duas vezes por anos, para fazer exames de rotinas e pequenas revisões.

Infelizmente muitas mulheres não dão a devida preocupação a sua saúde íntima, devido a dois principais fatores. O primeiro é constrangimento, o que é uma grande bobagem, e o segundo é realmente a falta de informação.

O que é endometriose?

É um acumulo de sangue menstrual na cavidade do abdômen. Essa doença é a principal causa de infertilidade na mulher, normalmente afeta uma em cada dez mulheres em fase reprodutiva.

Sintomas da endometriose

A mulher que tem endometriose sofre de cólica menstrual intensa, esse é o primeiro sintoma para se observar e procurar ajuda de um especialista. A mulher deve prestar atenção nessa dor e ver sua intensidade. Se a dor for muito forte e persistente, é preciso ter o sinal de alerta ligado.

Se você perceber que sua cólica não passa com facilidade, mesmo tomando remédios, ou que a dor vai e volta com rapidez, esse é um sinal de que você possa ter endometriose.

endometrioseSe você sente dor ao ter relação sexual, fique alerta, esse também é um dos sintomas da endometriose. Essa dor pode ser intensa ou apenas um incômodo, que sempre se faz presente na hora do sexo. Nesse caso o ideal é conversar claramente com seu parceiro e expor a dor, não fique calada, pois prazer e dor não são uma combinação perfeita.

Sentir dor ao urinar pode ser mais um sintoma que muitas das vezes passa despercebido. A endometriose pode causar lesão na sua bexiga, e provocar muitas dores, e a maioria das mulheres acham que tem infecção urinária, mais na verdade não é.

Como tratar a endometriose?

A forma mais comum de tratar a endometriose é usando medicamentos. Que são prescritos pelo médico, depois de alguns exames.

Mais se o problema persistir é comum ter que recorrer à cirurgia, que pode aliviar muito o sofrimento de quem tem endometriose profunda.

Se você tem alguns desses sintomas, não perca tempo procure um médico e faça o seu tratamento!

Tags: , , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


6 − quatro =