Teste do olhinho é imprescindível aos recém nascidos

Aos recém-nascidos ultimamente são feitos testes de saúde que ajudam a detectar algumas doenças precocemente, uma delas bem conhecida é o teste do pezinho, depois veio o teste da orelhinha e agora a grande novidade o teste do olhinho que sendo feito logo nos primeiros dias de vida pode detectar alguma infecção causada durante o nascimento e assim evitando a cegueira da criança quando maior.Esse teste acabou sendo implantado devido as mais de 30 mil crianças que são afetadas pela cegueira devido as mães terem rubéola na gravidez causando assim a infecção congênita nos bebes, e com isso os médicos acabam nem percebendo, e com o teste fica mais fácil saber. Ainda não é muito conhecido por todos, mas esse teste do olhinho é bem rápido, e o bebe não sente dor alguma, é feito por um oftalmologista usando um oftalmoscópio e que não causa nenhum efeito colateral.

O oftalmoscópio tem uma fonte de luz pela qual o medico observa o reflexo da retina que deve ser vermelho, laranja ou amarelo, caso não apareça nenhuma dessas cores, é sinal de que haja algo errado e com isso o bebe será encaminhado ao oftalmologista e serão tomadas as providencias necessárias.

Se você já ouviu falar em teste do reflexo vermelho é o mesmo do que o teste do olhinho, e assim como o teste do pezinho é muito importante que o exame seja realizado durante as primeiras 48 horas de vida do bebe, principalmente em crianças prematuras.

As doenças como retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, cegueira infantil, tumor intraocular, traumas de parto, infecções transmitidas pela mãe como rubéola, sífilis, toxoplasmose e herpes são doenças que podem ser detectadas com o teste do olhinho.

Este procedimento fácil e rápido vai reduzir o crescimento de deficientes visuais no Pais, a prevenção é a melhor opção.

Tags: , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


três × = 24