Teorema de Tales

O Teorema de Tales é resumido pela intersecção entre retas transversais e paralelas, elas são formadas entre si com segmentos proporcionais. Essa regra foi estabelecida por Tales de Mileto, que defendia a sua teoria de que os raios do sol  chegavam à Terra de forma inclinada. A partir desse principio básico observado por Tales na natureza em seu dia dia, deu-se uma situação de proporcionalidade que estava relacionada as retas transversais e as paralelas.

As retas transversais são cortadas por retas paralelas e partir disso formam-se segmentos proporcionais conforme a imagem a seguir:

teorema de tales

Na imagem anterior temos representado, as retas a, b e c são paralelas e as retas r e r’ que são transversais. Tales utiliza a seguinte formula para explicar o Teorema de Tales em suas proporcionalidades:

teorema de tales

Note que na imagem anterior a relação que foi estabelecida envolve noções de razão e proporção para explicação;

  • AB está para BC conforme A’B’ está para B’C’.

Essa igualdade entre as razões formam uma proporção, para resolver essa proporção deve ser feito um calculo por uma multiplicação simples cruzada., conforme a propriedade das proporções que é:  o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

Veja na imagem seguinte o exemplo de aplicação do Teorema de Tales para os valores:

teorema de tales

A aplicação do Teorema de Tales é diversamente utilizada para inúmeras situações de nosso cotidiano.

Tags: , , ,

Categoria: Estudos

   

Envie um Comentário


um × 8 =