Sistema Reprodutor Feminino

O conjunto de órgãos e acessórios como os ovários, tubas uterinas (trompas de Falópio), útero, vagina, vulva e cavidade pélvica onde estão localizados tais órgãos, formam o Sistema Reprodutor Feminino.

A vagina tem o comprimento aproximado de 8 a 10cm formada de pele elástica, que tem função de ligar o colo do útero aos genitais externos. Na entrada da Vagina se encontra uma proteção chamada hímen, que tem função de fechar o orifício vaginal, o hímen só se rompe a partir das primeiras relações sexuais da mulher.

A vagina é a parte principal do sistema reprodutor feminino, é por ela que o pênis deposita os espermatozóides necessários para a fecundação do óvulo. E é também pela vagina que acontece a expulsão da menstruação quando o ovulo não é fecundado. A genitália externa é protegida pelos grandes lábios, que na puberdade começa o aparecimento de pelos pubianos. No mais interno da vagina encontram-se os pequenos lábios que tem função de proteger a abertura da uretra e da vagina. Na vulva um pouco acida da uretra se encontra o clitóris, formado por um tecido esponjoso que pode também ficar ereto parecido com o processo quem acontece com o pênis no momento de excitação.

Sistema Reprodutor Feminino

Ovários

São duas gônadas que estão localizadas no baixo do abdômen que produzem progesterona e estrógeno, hormônios sexuais femininos, que serão responsáveis pelas mudanças corporais da mulher.

Tubas uterinas

São dois ductos que levam o ovulo até o útero por meio das paredes ciliadas que revestem o caminho até o útero.

Útero

Útero é um órgão situado na cavidade pélvica, é oco e de pele muscular bem espessa seu formato lembra uma pêra invertida. O útero é revestido de um tecido rico em glândulas.

sistema reprodutor feminino

Tags: ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


6 − um =