Qual é o Coletivo de Borboletas?

 

Já parou pra pensar em qual seria o coletivo de borboletas? Isso é ate questão de vestibulares, mas enfim é uma pergunta um tanto quanto curiosa.

Procurando no dicionário Aurélio você ira encontrar o termo Panapaná cujo significado é bando de borboletas, que migram em certas épocas, formando verdadeiras nuvens. Porém na pratica acho que não precisamos falar Panapaná sempre que vermos varias borboletas, acho que podemos chamar de bando, Ou seja na verdade se pararmos pra pensar poderíamos chamar a grande maioria de coletivos de bando, veja o exemplo, alcatéia é um bando de lobos, atlas é um bando de mapas, quadrilha é um bando de bandidos, então porque não, um monte de borboletas um bando.

Panapaná, venhamos que é um tanto quanto complicado para falarmos toda vez que nos depararmos com um bando de borboletas.

Tags: ,

Categoria: Cultura

   

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Concordo que é custoso se referir a um monte de borboletas juntas como panapaná ou panapanã. É a mesma coisa de dizer “vara” para um punhado de porcos, cáfila para camelos, mesmo não os tendo à cáfila no Brasil; molho para chaves e verduras – não esquecer do bolonhesa. Mas se é o certo, certo está. Para um país onde se torna normal usar backup, online, voucher e tantas outras expressões exógenas, panapaná ou panapanã me soa até fácil e póetico.
    Bando fica bem como reza o léxico, cabe mesmo é para desordeiros ou malfeitores.

    • Leo Kyw disse:

      Molho (com primeiro “o” aberto) é a maneira comum de se designar o conjunto de chaves ou de verduras em Minas Gerais. As pessoas menos estudadas dizem “mói”.

  2. Concordo com o William Stutz. O brasileiro é “snob”, em dez palavras, nove são inglesas. Por que não aprender a língua portuguesa e usá-la corretamente? Se “bando” pudesse ser aplicado a todos os coletivos, maravilha, a praticidade ajudaria e muito, entretanto, se a língua exige que usemos o coletivo corretamente, que fazer? A oalavra Panapaná é até bonita!!!

Envie um Comentário


7 × = quarenta dois