Por que os gatos se lambem?

gatos

Já parou pra pensar? Muitos dizem que é uma maneira deve se limpar, de fazer sua higiene, e por isso muito se vê a expressão, tomou banho de gato, o que significa que você se limpou, mas não entrou na água.

Mas talvez não seja somente pelo banho que o gato se lambe, a língua do gato é áspera com papilas em forma de ganchos, ou seja, quando passada no pelo tira a sujeira, ate mesmo parasitas e mantém o seu pelo sempre macio. O ato de se lamber garante uma impermeabilidade no pelo dificultando assim a proliferação dos parasitas. O corpo pode se manter resfriados em dias quentes e em dias frios mantém o corpo aquecido.

Você sabia de tudo isso? Pois é, foi uma descoberta ate mesmo pra mim, pois como todos falam que ele se lambe somente para ficar limpo, hoje vemos que não é somente para isso.

Mas quando ah em excesso pode ser sinal de uma doença cerebral, ou ate mesmo um inflamação ou algo alérgico na pele que lhe causa coceira. É preciso tomar cuidado, pois o “lambe lambe” pode se tornar um vicio pois eles se lambem também quando estão sozinhos por um período longo, quando estão digamos que entediados.

Quando os gatos ainda não eram domesticados pelo homem  e tinham uma vida selvagem, ou seja precisavam caçar para sobreviver, eles usavam a língua para se lamber e assim tirar os rastros do cheiro do alimento para que não chamasse atenção dos predadores.

Olha só, pudemos aqui saber mais sobre os gatos, afinal são lindos, ainda mais quando estão se lambendo. ADORO!!

Tags: ,

Categoria: Curiosidades

   

Envie um Comentário


um × = 6