Pernilongo e Borrachudo qual a diferença?

A confusão é tremenda quando se fala em pernilongo e borrachudo, afinal esses insetos são bem distintos. Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles.

Os borrachudos são menores que os pernilongos,  e os pernilongos tem grande semelhança com moscas porem são menores. Pernilongo foi um nome que a população deu ao inseto que vem da família Culicidae, sendo que o mais conhecido é o Aedes Aegypti ou seja o transmissor da dengue, já o Anopheles Sp ( malaria ) e o Culex Sp que é mais conhecido como pernilongo caseiro, esses habitam nas residências e  suas proximidades já o borrachudo gostam mais de córregos e rios.

pernilongo

Pernilongo

Simulium Sp ou seja o borrachudo é conhecido na Amazônia como PIUM.

O habito de se alimentar de sangue é o que tornam eles com algo em comum. E com isso não perdem a oportunidade de picar os humanos e com isso podem transmitir varias doenças como dengue, malaria, podem também disseminar a elefantíase que é uma doença que causa o inchaço das pernas e de outras partes do corpo. O borrachudo também transmite doença como a oncocerose no qual pode levar o paciente ate a cegueira.

borrachudo

Borrachudo

Corpo e suas diferenças

Com cerca de 10 milímetros, ou seja, bem mais e com o corpo delgado e com coloração mais clara que a do borrachudo, já sabemos que estamos falando do pernilongo. As antenas e pernas do pernilongo são bem compridas ainda mais quando é comparada com as do borrachudo.

O borrachudo mede cerca de 6 milímetros seu corpo é mais grosso e praticamente preto.

Mordida ou agulhada

O aparelho bucal do pernilongo no qual ele usa para sugar o sangue é uma espécie de tromba, e o borrachudo tem um bocal mastigador no qual dilacera a pele antes de chupar o sangue.

As asas

Com series de escamas dando padrões diferentes de desenhos são as asas do pernilongo, já as do borrachudo são bem transparentes e lisas.

Tags: , ,

Categoria: Ciência

   

Envie um Comentário


3 × = vinte sete