Origem do dia dos pais

 

A data foi criada com intuito de fortalecer os laços familiares com as pessoas que nos deram a vida assim também como foi criado a dia das mães.

Diz a historia que em 1909 em Washington nos Estados Unidos a filha do veterano da guerra civil Sonoro Louise Smart Dodd ao ouvir um sermão dedicado as mães, teve a idéia de assim celebrar o dia dos pais. Louise teve a vontade de homenagear seu próprio pai que teve que criar seu sexto filho recém nascido pois sua mulher havia morrido ao dar a luz e assim ele criou os 6 filhos.

Louise sentia-se orgulhosa se seu pai vendo que ele superou todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém sendo assim Louise enviou uma petição a Associação Ministerial de Spokane. Enfim o primeiro dia dos pais norte-americano foi comemorado no dia 19 de junho de 1910 que era o aniversario do pai de Louise. Como símbolo do evento foi a rosa, rosas brancas aos pais falecidos e vermelhas aos vivos.

Desde então a comemoração de Spokane se espalhou para Washington em 1924 Calvin Coolidge apoiou um dia dos pais nacionalmente e em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

Já no Brasil a idéia de comemorar a data surgiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953 quem é dia de são Joaquim patriarca da família.

Por motivos comerciais a data foi alterada para o 2º domingo de agosto, tornando assim diferente da européia e americana.

Em outros países também é comemorado o dia dos Pais porem cada um com sua tradição e maneira.

  • Na Espanha, Portugal, Itália a data é comemorada no dia 19 de março que é dia de São Jose, a data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
  • Na Argentina a data é comemorada no terceiro domingo de junho.
  • No Reino Unido a data já não tem muita importância, é comemorado no terceiro domingo de junho, porem o costume não é de dar presentes e sim cartões.
  • No Canadá a data ainda não é considerada comercial então não são todos que comemoram e o dia é 17 de junho.
  • Na Grécia a comemoração surgiu devido ao dia das mães e é comemorada em 21 de junho.
  • No Paraguai é comemorado no 2º domingo de junho e a comemoração é como aqui no Brasil.

Tags: ,

Categoria: Cultura

   

Envie um Comentário


7 − = dois