O que é Talassemia

A talassemia é uma anemia de forma crônica, trata-se do de uma alteração genética podendo ser transmitida aos filhos pelos pais. Não é difícil que algumas encontrar pessoas confundem os sintomas e dessa doença com outras patologias. Mas para que as dúvidas se acabem, vamos explicar sobre o assunto e saber corretamente o que é talassemia.

talassemia

A talassemia por se tratar de uma doença genética ela pode ser transmitida aos filhos pelos pais.

O que é talassemia

A talassemia trata-se de uma doença hereditária, ela faz parte de um grupo denominado de hemoglobinopatias (comorbidades sanguíneas). Esse defeito genético é capaz de desequilibrar a produção natural da hemoglobina de seus portadores, ela ininbe a formação dos dois tipos de cadeias que formam essa proteína. Conforme a mutação ocorrida e o tipo afetado de proteína, a doença tem sua classificação, veariando em a-talassemia (alfa-talassemia) ou b-talassemia (beta-talassemia).

Como se trata de um distúrbio genético, ela não é causada por falta de nutrientes no organismo, não ocorrendo a possibilidade se sua transmissão pelo contato físico, sexual ou até mesmo secreções.

- Leia também; Remédio para resfriado na gravidez

- Leia também; 10 dicas para emagrecer rapidamente

Formas clínicas da beta-talassemia

A mais comum no Brasil é a b-talassemia podendo ser classificada em três tipos de grupos: talassemia minor, talassemia major e talassemia intermediária:

Talassemia minor

Conhecida também como “traço talassêmico”, não é considerada doença mas sim uma particularidade genética. Os portadores desse distúrbio são assintomáticos tem a vida perfeitamente normal, não ocorrendo prejuízos em nenhum aspecto. A única alteração visível na maioria dos casos que pode ser percebida, é uma palidez do rosto persistente.

talassemia

É necessário na talassemia major a transfusão de sangue.

Talassemia intermediária

É a mutação genética que envolvem mais mudanças na produção de hemoglobina nesses pacientes, o que acaba resultando em um quadro clínico com diversos sintomas com gravidade variável de um paciente para o outro.Em alguns casos na Talassemia intermedária pode ser preciso realizar a transfusão de sangue.

Talassemia major

A talassemia major é a mais grave de todas, porem ela pode ser tratada e tem uma ótima resposta terapêutica. Nesse tipo de talassemia são combinadas quelação de ferro  e transfusões de sangue regularmente, que juntas garantem que o paciente tenha uma vida normal e com uma boa qualidade.

talassemia

A talassemia afeta a produção de hemoglobina, que esta presente nas hemácias.

A talassemia trata-se de um tipo de anemia herdada geneticamente e que possui variados tipos de manifestações. Pessoas que tenha em seu histórico familiar esse tipo doença precisam se manter atentas e procurar saber se são portadoras ou não da mutação.

Tags:

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


+ 6 = treze