Como Funciona a Lei Seca e seu Objetivo

lei secaObjetivo principal da Lei Seca:

A lei seca instituída em 2008 e modificada e 2013 com o objetivo diminuir os acidentes no transito causado por embriagues. Hoje em dia o consumo excessivo de álcool e direção é são umas das principais causas de morte no mundo. E o Brasil está entre os que mais sofrem com acidentes no transito causados por motoristas imprudentes embriagados, perdendo no Rank apenas para, China, índia, Rússia e EUA.

Como descobrem o motorista Alcoolizado?

O motorista que é abordado pelos agentes de transito e que aparentem sinais de embriaguez é submetido a exame de sangue ou o teste do Bafômetro, pois apenas a palavra dos policiais, provas e testemunhas oculares não surtem efeito legal perante a Lei.

Como funciona o Bafômetro?

O Bafômetro é um aparelho usado para analisar o ar exalado dos pulmões e determinar a concentração de álcool no sangue.

O motorista não é obrigado por lei a fazer o teste do bafômetro, pois a lei diz que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.

Antigamente a lei seca só autuava o motorista que apresentasse sinal concreto de embriagues e o limite de álcool encontrado no corpo não podia passar os 0,5 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente a menos de 1 copo de Cerveja mais ou menos).

Hoje a lei é mais rígida e intolerante punindo todos os motoristas que tiverem dirigindo com alcoolizados e o bafômetro marcar 0,05 miligramas de álcool por litro de ar ou mais é considerado uma inflação gravíssima, a multa é de quase R$2 mil e a habilitação suspensa por um ano.

Se a marca passar de 0,35 ou for igual é considerado crime e o motorista pode ser preso, vimos que no começo do ano foi uma loucura só por causa dessa lei que muito acham um absurdo, porém grande parte dos acidentes que acontecem aqui no Brasil são ocazionados por motoristas alcoolizados.

Vamos ter consciência que transito e álcool não se misturam, podemos mudar a nossa maneira de pensar apenas pesquisando na internet alguns dos acidentes que o álcool faz, além de colocar a sua vida em risco você coloca a vida das pessoas que estão no seu carro e ás que estão em sua volta dirigindo também. Festeja e se divirta mais tenha consciência de levar um amigo que não beba ou escolha um para não beber aquele noite para levar a galera embora. Uma escorregada além de poder perder sua habilitação e mais a multa você pode tirar a vida de alguém, consciência no transito é tudo.

Tags: , , ,

Categoria: Informações

   

Envie um Comentário


seis − = 5