Como cuidar da Saúde Bucal Infantil

saúde bucal infantil 1

Como cuidar da Saúde Bucal Infantil

A partir do momento que temos um filho nós nos preocupamos o dobro com a saúde dele. Desde o momento em que a mulheres descobre que está grávida os cuidados com a saúde do bebê ainda dentro da barriga da mãe são primordiais para um bom desenvolvimento.

Nos primeiros minutos de vidas os bebê quando acabam de nascer passam por exames e até mesmo tomam vacinas para evitar diversas doenças.

Um cuidado muito importante desde do primeiro mês de vida, que muitas mães não sabem é a saúde bucal, que também tem uma importância fundamental na vida das criança, pois através da boca mal cuidada também podem surgir doença graves.

Por isso vamos dar algumas dicas do que devemos fazer para obter uma boa higiene e manter a saúde bucal das crianças sempre saudável. Confira:

saúde bucal infantil 2

*1 a 6 meses: Nesta época a maioria dos bebês ainda não apresentam dentes na boca, porém os cuidados também devem ser tomados. Os médicos recomendam que se faça a limpeza das gengivas, bochechas e língua do bebê com um fralda de pano limpa ou um gaze molhada em água filtrada.

 *7 a 12 meses: Quando começar a nascer os dentes da frente e de trás a limpeza deve ser feitas com uma escova de dentes pequena e macia sem pasta de dente.

*3 a 6 anos: Nesta época a criança já deve ter todos os dentes de leite, num total de 20 dentes, a higiene deve ser feita por um adulto até que a criança aprenda a escovar os dentes corretamente. Até os 4 anos de idade a limpeza deve ser feite sem pasta de dente, a partir dos 5 a pasta pode ser utilizada, porém sem flúor.

*6 a 18 anos: Neste período os dentes geralmente são trocados pelo permanentes totalizando 32 dentes. A partir daí o cuidado com a saúde bucal deve ser redobrada, utilizando sempre uma boa escova e uma boa pasta de dente. Também é recomendado que se passe o fio dental sempre que terminar de escovar os dentes.

Uma dica muito importante é sempre que necessário ou sinta algo diferente nos dente e na boca de seu filho procure um especialista. É recomendado que se vá ao dentista pelo menos a cada 1 ano se nada estiver errado, somente como uma precaução.

Tags: , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


− 4 = quatro