Bolsa de Estudos no Brasil – Dicas de Vestibular

dicas de vestibularPreparamos essas dicas de vestibular para você que está rodeado de livros e apostilas e ainda não tem tempo para pensar em como pagar uma graduação em uma universidade privada. O ideal, neste caso, é conseguir uma bolsa de estudo. Selecionamos as seguintes opções para que você escolha a melhor alternativa:

Bolsa de Estudos no Brasil

Bolsas institucionais – geralmente o benefício não precisa ser devolvido, mas no caso das restituíveis, a concessão, o valor máximo do empréstimo e o prazo de pagamento variam de acordo com a instituição. Em algumas há um período de carência para a quitação enquanto em outras ela acontece durante a vigência do curso. Procure conhecer as regras das instituições as quais você tem interesse.

Bolsas filantrópicas – oferecidas por faculdades filantrópicas. A seleção é feita de acordo com critérios socioeconômicos ou pela classificação no vestibular. Consulte www.abruc.org.br.

Programa Bolsa Universidade – universidades privadas que tenham convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo oferecem 100% da mensalidade. Para concorrer o aluno deve ter concluído o ensino médio na rede pública paulista e não ser beneficiário de outro programa. Mais informações em http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br.

ProUniPrograma Universidade para Todos –  oferece bolsas de estudo em instituições particulares para alunos carentes e o valor da doação não precisa ser devolvido. As inscrições podem ser feitas pela internet no site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Fies – Programa de Financiamento Estudantil – oferece financiamento de até 100%, devendo ser pago após a conclusão do curso. Concorrem estudantes matriculados em cursos de graduação participantes do programa. As inscrições podem ser feitas pelo portal http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Fundação Estudar – instituição sem fins lucrativos, a Estudar concede bolsas parciais a interessados em graduação ou pós-graduação em universidades do Brasil e do exterior. O estudante precisa estar matriculado em um dos cursos elegíveis para o Programa de Bolsas. Consulte: www.estudar.org.br.

Cebrade – oferece financiamento a alunos de 15 instituições conveniadas, cobrindo até 100% da mensalidade. Após um ano de carência o aluno tem o mesmo prazo para reembolso. Mais informações: www.cebrade.org.br.

Fundação Aplub – administra programas de crédito educativo das instituições conveniadas – www.fundaplub.com.br.

Crédito Universitário Pravaler – o financiamento é feito pela Ideal Invest, as mensalidades são parceladas e você tem o dobro do tempo da duração do curso para saldar a dívida – www.creditouniversitario.com.br.

Instituições bancárias – são linhas de financiamento estudantil oferecidas por alguns bancos, neste caso é bom informar-se sobre as taxas de juro, o prazo e as condições de pagamento – www.itau.com.br e www.santander.com.br.

Agora que você já conhece os caminhos, mãos à obra! Reserve uma folga e procure a forma mais adequada para custear seus estudos e tornar-se um profissional de sucesso.

Tags: , ,

Categoria: Estudos

   

Envie um Comentário


× 9 = nove