As funções do Sistema Nervoso

O sistema nervoso humano compreende o encéfalo, e neurônio um tipo de célula altamente especializada que conduz mensagem na forma de impulso elétrica, ou seja, impulso nervoso. O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central (SNC): encéfalo e medula espinhal; sistema nervoso periférico (SNP): 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais e os gânglios nervosos.

As funções do sistema nervoso são: receber informação do corpo e do ambiente, promover a associação das informações para interpretação, emitir ordens dos centros nervosos para o órgão efetuadores, garantir a homeostase e neurossecreção produção de hormônios neurotrasmissores para o organismo.

Encéfalo o cérebro é o órgão central dividido em várias regiões no córtex encontramos o corpo celular de muitos neurônios responsáveis por sua cor cinzenta.

O cerebelo fornece o controle do tônus muscular, envolvendo todos órgão em equilíbrio.

A ponte retransmite mensagens do cérebro para cerebelo do cérebro para bulbo.

O bulbo ou medula oblonga faz o controle automático de funções complexas tais como: regulação da respiração pressão sangüínea e reflexos pupilares à luz.

Sinapse nervosa ao atingir a extremidades de um axônio do impulso nervoso é transmitida à outra célula que geralmente a um outro neurônio, no entanto com raríssima exceção.

Tags: ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


seis − 5 =