Aprendendo um pouco sobre os cometas

cometa haleyVocê já parou pra pensar no que seria um cometa?

Pois é, o cometa é o menor corpo que existe no sistema solar, com uma semelhança de um asteroide e é feito por gelo. A tempos atrás as pessoas tinham medo dos cometas devido as superstições e sem falar na inúmera curiosidade quem se tem quando se fala em cometas.

O cometa Halley é um cometa periódico que passa pelo sistema solar em períodos de 76 anos, e também existem os cometas não periódicos, são eles aqueles que entram e saem muito rápido no sistema solar.

A estrutura física do cometa é dividida em três partes cauda, cabeleira e o núcleo.

A cauda surge a partir dos ventos solares. Quando o cometa se aproxima do sol o seu diâmetro fica menor. Cauda eletromagnética e a cauda formada por poeira são os dois tipos de cauda do cometa.

A parte nebuloso que fica em cima do núcleo é chamada de cabeleira que é constituída por hidrogênio, água em estado solido e oxigênio.

O núcleo é a parte que tem poucos quilômetros de diâmetro, onde de origina os fenômenos do cometa. Produz grande quantidade de matéria quando a estrutura passa pelo sol gerando assim a cauda. O núcleo pode variar de 1kg ate dezenas de toneladas tudo depende da matéria que constitui o núcleo.

Tags:

Categoria: Ciência

   

Envie um Comentário


2 + = cinco